21 OUT 2022
CAPS Novos Horizontes celebra 20 anos de preservação da Saude Mental em Júlio de Castilhos

O Centro de Atenção Psicossocial teve sua inauguração no dia 20 de outubro de 2002, com o objetivo de atender as pessoas que necessitam de ajuda profissional, prestando cuidado na atenção psicossocial, buscando sempre preservar a cidadania de cada pessoa.

Com sua inauguração no dia 20 de outubro de 2002, a criação dos CAPS foi uma das principais políticas públicas para os portadores de doenças mentais, em uma nova perspectiva de tratamento, onde exalta-se a vida e a humanização, o desejo e a personalidade única de cada sujeito. O método entende que a doença mental só pode ser curada, ou tratada, no convívio com a sociedade, nos espaços públicos, na oportunidade de expressão dos sentimentos através da arte, da brincadeira e da construção de rotinas e de compromissos como, em muitos casos, o exercício de atividade profissional.

Hoje o CAPS conta com uma ampla equipe de profissionais, que além de realizar atendimentos individualizados e acolhimentos, internações (quando há necessidade de estabilização para retorno ao lar), promovem oficinais de dança, música, expressão, tapete, fuxico, atividade física, passeio, estimulação cognitiva, autocuidado e autoestima, culinária, jardinagem e plantas terapêuticas. O CAPS Novos Horizontes também disponibiliza grupos terapêuticos, de tabagismo, para dependentes químicos, de relaxamento e de pintura em tecidos. A participação nessas atividades faz parte do plano terapêutico de cada paciente, que é elaborado em conjunto com profissionais da equipe.