08 DEZ 2022
EMPREGOS: Detalhes sobre a coletiva de imprensa com o responsável pelo projeto da Usina de Etanol no novo Distrito Industrial

Durante a tarde do dia 07 de dezembro, ocorreu uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Júlio de Castilhos, com o responsável técnico pelo projeto de construção da empresa, Sr. Adriano Soriano, que realizou o protocolo de intensões para instalação da Usina de Etanol em Júlio de Castilhos há algumas semanas.

Após ser questionado sobre a execução da obra, sobre os investimentos, sobre quais passos serão dados e sobre os objetivos da empresa na cidade, Adriano destacou pontos importantes como a escolha do município de Júlio de Castilhos para a localização do empreendimento, que se deu, entre outros fatores, em razão da facilidade logística, que garante uma melhor capacidade de armazenamento dos insumos necessários para as atividades de produção de etanol a base de milho. Ainda segundo ele, o próximo passo será protocolar o pedido na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), que é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental. Estima-se que isso leve em torno de 90 dias. Depois disso, com a captação dos recursos, iniciarão os serviços de terraplanagem da área de construção.

Quando perguntado sobre as atividades da Usina de Etanol após o término da construção, Soriano informou que a empresa empregará 122 pessoas diretamente, e terá funcionamento em 3 turnos (24 horas), gerando aproximadamente 1750 empregos indiretos. Estima-se que o consequente aumento no fluxo de pessoas pelo município causará o chamado “efeito dominó” no desenvolvimento do comércio local, que precisará se adaptar para atender a grande demanda e suprir a necessidade dos trabalhadores do empreendimento.

A Usina tem como principal objetivo produzir etanol a base de milho, mas, na oportunidade, Adriano destacou que deste processo de transformação de matéria prima, também se originam outros subprodutos, como ração altamente proteica, energia elétrica e óleo. Antes de finalizar, o entrevistado foi indagado a respeito dos impactos ambientais dessas atividades, respondendo que a Usina é autossustentável, ecologicamente correta e ainda gera créditos de carbono, que compensam o impacto das empresas que ainda emitem CO2, o que demostra mais um aspecto positivo para toda a região e para o estado do Rio Grande do Sul.

Para assistir à coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (07), acesse a página da Prefeitura de Júlio de Castilhos no Facebook.

Texto: Glória Graciele Cavalheiro dos Santos

Fotos: Carla Fonseca