A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, nos dias atuais a pessoa ser alfabetizada é muito importante, mas, mesmo assim, muitas pessoas antigamente não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas e em Júlio de Castilhos desde o ano de 2009 elas tem essa oportunidade.

O Projeto Alfabetiza Melhor Idade está incluído no Programa “Melhor Idade”, que foi instituído pela Lei Municipal 2.641 de 19 de março de 2009, que tem a finalidade de desempenhar ações que visem melhorar a qualidade de vida e de bem-estar de pessoas da melhor idade, proporcionar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, bem como promover ações para assegurar os direitos sociais, nos termos do Estatuto do Idoso, bem como propiciar um envelhecimento saudável à população. Sendo assim o Projeto Alfabetiza Melhor Idade tem o objetivo de permitir que pessoas adultas ou idosas, ainda não alfabetizadas tenham a possibilidade de aprender a ler e escrever, ou até mesmo aquelas já alfabetizadas que tem interesse de aprender ainda mais, além disso o projeto visa permitir que elas tenham contato com novos ambientes, permitindo ampliar seus conhecimentos, tudo em prol da defesa de seus direitos.

No início da tarde de terça-feira,19, ocorreu no Centro de Convivência da Melhor Idade o reinicio das aulas do Alfabetiza Melhor Idade 2019, projeto este atualmente realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Secretaria Municipal de Educação, que juntas trabalharão com o grupo de alunos. O grupo terá aulas com a Professora Fátima dos Santos com a supervisão da Secretaria de Educação e também com a participação do CRAS com a Coordenadora- Jorene e a Psicóloga Taís.

Nesta tarde de reinicio estiveram presentes o Prefeito João Vestena, Primeira-Dama, Nair Vestena, Secretária de Assistência Social e Habitação, Denise Zulian, Secretária Municipal de Educação-Rosemari Casarin, Coordenadora do Centro de Convivência, Eliane Guimarães, Psicóloga e Assistente Social do CRAS, Equipe Pedagógica da SMEd e os alunos do Alfabetiza.

Na oportunidade foi destacado pelas autoridades a importância deste projeto bem como a participação de cada um e a evolução que já tem demonstrado, os alunos também falaram de suas experiências já vividas neste projeto, a importância dele e as expectativas para este ano.

O Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social, entregou para cada aluno o material a ser usado nas aulas. As aulas do Alfabetiza Melhor Idade ocorrerão todas as terças-feiras no Centro de Convivência, quem tiver interesse em participar basta ir até o CCMI e garantir sua vaga, ou entrar em contato pelo telefone 3271-1305.