O Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou na tarde desta sexta-feira,15, no Centro Cultural Álvaro Pinto a Segunda Edição do Evento Alusivo ao Dia da Mulher “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Um evento com roda de conversa e troca de experiência entre mulheres da comunidade Castilhense.

O evento iniciou com o pronunciamento da Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação-Denise Zulian e da Vice-Prefeita Maria de Fátima. Ambas destacaram o evento assim como mencionaram a criação de um conselho municipal para tratar dos direitos das mulheres, bem como, a importância da mulher mediante a sociedade e a luta por seus direitos. Em seguida ocorreu a apresentação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que foi empossado na última quarta-feira com o objetivo de fiscalizar a Política Pública Municipal de Atendimento Integral à mulher.

Um dos momentos que destacou o evento foi a fala da Professora Doutora do IFFAR- Sofia Aumond Kuhn que abordou a temática “Trajetória Histórica da Mulher”, destacando mulheres que lutaram por seus direitos e a evolução da mulher mediante a sociedade.

Após a fala da Profª.Drª. Sofia, foi dado início a Roda de Conversa que foi mediada pela Psicóloga do CRAS, Ana Paula Pedrotti, esta segunda edição da Roda de Conversa “Lugar de mulher é onde ela quiser”, contou com a participação de 05 (cinco) mulheres Castilhenses que estiveram falando um pouco sobre sua história de vida. Essas 05 guerreiras que emocionaram e inspiraram a plateia foram: Drª Patrícia Biavaschi, Zenaira Rattes Duzac, Zuleica dos Santos Pereira, Carmem Lúcia Cavalheiro Mello e Drª.Juliana Dews Abdel, cada uma relatou sua trajetória de vida com desafios mas também com sucesso. A convidada, Carmem Lúcia, iniciou sua fala de uma forma diferente, ela se apresentou em Libras (Língua Brasileira de Sinais), um desafio que ela enfrentou ao adotar uma criança com deficiência auditiva, foi dessa forma diferenciada que ela começou contar sua história.

Após os relatos e mediações da Psicóloga, para finalizar a roda de conversa a convidada Profª Drª do IFFAR-Sofia Aumond Kuhn, elogiou as histórias contadas e reafirmou a importância das mulheres, bem como, a luta por seus direitos.

Para finalizar a maravilhosa tarde, contamos com a participação dos dançarinos da Conexão Espaço de Dança, Rafaela Barros, João Miguel Flores e Patricia Biavaschi que estiveram dançando e animando a plateia.

O evento contou com autoridades locais, servidores e comunidade Castilhense. O Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, agradece a todos aqueles que estiveram presentes prestigiando o evento e principalmente as mulheres que aceitaram o convite e compartilharam suas histórias.