Na manhã desta terça-feira,08, o Governo Municipal através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou a Caminhada da Campanha Janeiro Branco com o objetivo de alertar a comunidade Castilhense sobre a importância de cuidar da saúde mental. No decorrer da caminhada foi realizada a distribuição de panfletos que explicam sobre a Campanha Janeiro Branco, bem como, mensagem de alerta a toda comunidade.

A caminhada contou com a participação das Secretarias Municipais, Autoridades Municipais e comunidade Castilhense, onde os participaram saíram em frente ao CAPS Novos Horizontes e percorreram a rua Barão do Rio Branco e Avenida Pinheiro Machado, acompanhados de um carro de som e da guarnição da Brigada Militar.

Janeiro Branco é uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a saúde mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos.

Em Júlio de Castilhos, esta Campanha ocorre pela segunda vez, pois a mesma foi instituída em nosso município através da Lei Municipal 3.537 de 22 de agosto de 2017, que tem como objetivo alertar, e planejar ações educativas e preventivas em prol da Saúde Mental.

Em tempos de adoecimentos psíquicos, como a depressão, ansiedade, individualismo, drogadição entre outros, é uma utilidade pública parar um momento e refletir sobre como está nossa saúde mental. Desta forma, é essencial e urgente promover uma cultura de cuidado com a saúde mental e a educação emocional, de forma democrática, integral e universal.