(55) 3271 9600 | Expediente: 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min contato@juliodecastilhos.rs.gov.br

O Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou na tarde desta quarta-feira,05, na Rua Coberta a I Mateada de Integração da Política de Assistência Social, com o objetivo de comemorar três datas importantes no mês de dezembro: Dia Nacional da Assistência Social, Dia Nacional da Família e Oito anos do CRAS.

O evento reuniu um grande público na Rua Coberta onde contamos com apresentações da APAE, Associação Beneficente Santo Antônio e Coral da Melhor Idade. Já a criançada se divertiu na cama elástica e se lambuzou com biscoitos, algodão-doce e pipoca, além disso contamos com a distribuição de água quente e erva mate Coxilha do Vale.

No final da tarde contamos com a chegada do Papai e da Mamãe Noel que distribuíram deliciosos biscoitos produzidos através do Projeto da Padaria “Pães de Santo Antônio” da Associação Beneficente Santo Antônio.

A mateada tinha como objetivo enfatizar os serviços da política de assistência social no nosso município, pois no Brasil destaca-se por dois momentos importantes: a ruptura com o paradigma do assistencialismo e a ascensão como direito. De acordo com a história, a forma de enfrentamento dos problemas sociais, pelo Estado e também pelas organizações da sociedade civil, se deu como ajuda, favor, benemerência, de forma paternalista e clientelista, deixando marcas até hoje, causando miopia em vários setores sobre o que realmente é assistência social no Brasil.

Com todas estas conquistas o município de Júlio de Castilhos é privilegiado pois possui na sua rede de serviços o CRAS e o CREAS, e no dia 9 de dezembro estamos completando oito anos da implementação do CRAS em nossa cidade, um avanço na área social. O CRAS foi instituído no ano de 2010 em nosso município e desde este ano desenvolvemos atividades visando concretizar os direitos socioassistenciais no que se refere ao acesso a serviços de proteção social básica, contribuindo para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social. Em julho deste ano, o governo Municipal proporcionou mais um avanço para a Política de Assistência Social no município, a conclusão da obra do prédio novo do CRAS, porta de entrada do SUAS, Casa das Famílias, hoje muito mais bonita, espaçosa, com banheiros adaptados, maior comodidade para técnicos e usuários.

O Governo Municipal agradece a participação e presença de todos que estiveram alegrando a I Mateada de Integração da Política de Assistência Social.

Todas as fotos do evento você encontra em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2201877066753727&type=1&l=3ca5d6e78d