(55) 3271 9600 | Expediente: 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min contato@juliodecastilhos.rs.gov.br

Nesta quarta-feira,12, ocorreu no Centro de Convivência da Melhor Idade a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a qual teve como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”. A palestra foi ministrada pela Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-Mara Maria Valandro.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, com o objetivo de planejar e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes do município de Júlio de Castilhos.

Na parte da manhã ocorreu a abertura oficial da Conferência que foi aberta pela presidente do Conselho, Marisete Rockenbach, além dos pronunciamentos do Prefeito João Vestena e da Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Denise Zulian, que destacaram a importância do evento bem como do poder público estar preocupado com a garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Após a abertura ocorreu a leitura do Regimento da Conferência, que foi aprovado por unanimidade. Em seguida quem assumiu a Conferência foi a convidada e palestrante, Mara Maria Valandro, que iniciou com uma importante aproximação com os jovens que estavam presentes.

Na parte da tarde ocorreu a apresentação do Plano Municipal Socioeducativo e do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o plano Socioeducativo foi elaborado com os profissionais técnicos que trabalham na rede de proteção do nosso município. Já o plano Decenal foi trabalhado vários meses com orientações do COMDICA, diretores de escolas e também com uma liderança de alunos de cada escola que fizeram parte deste processo de construção, este plano tem metas e ações para os próximos 10 anos no nosso município.

Além das apresentações dos planos também ocorreu a divisão do público presente em 05 grupos que trabalharam os 05 eixos temáticos da conferência, na qual saiu as deliberações que vão ser encaminhas a 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que vai ocorrer no ano de 2019 em Porto Alegre.

Nesta conferência também ocorreu a escolha dos delegados que representarão nosso município, o número de delegados é de acordo com o número de habitantes de cada cidade sendo que nós temos direito a 3 delegados onde foi escolhido um do COMDICA, um do Conselho Tutelar e um adolescente representando os demais jovens que participaram da conferência, todos com suplentes.

De acordo com a Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mara Maria Valandro, nosso município é um dos primeiros no Estado a ter os dois planos finalizados e apresentados em conferência. Ela ainda destacou que Júlio de Castilhos está bem avançado nas ações de políticas sociais. Desta forma ela levou em mãos os dois planos municipais que foram elaborados.

Parabenizamos os Conselheiros Municipais e todos aqueles que participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, buscando garantir os direitos destas pessoa

Mais fotos em: https://www.facebook.com/prefeituradejuliodecastilhos/posts/2156525011288933?__xts__[0]=68.ARCfL5HMmFv2xgYo0P2Q8IanmY-BT1kXnjRHIR-CVcJl0KekKoP77sZ-bjLszJzr2niHOBzHk9hhSrh1q2rHxnojQyuzPSM6n8XMlsve7OTbnnJGos-h1OOb_xrPzHmm8sEhYYj-uNwhtCBqG4sMTeXNruBx1rRgifgeap95fFErSJYb3BljKw&__tn__=-UC-R