(55) 3271-9600 | Expediente: 08h30min às 11h30min e 13h30min às 16h30min contato@juliodecastilhos.rs.gov.br

Lixo é todo e qualquer resíduo que provem de atividades humanas ou é gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Muitos dos resíduos destinados ao lixo podem vir a ser reutilizados pela reciclagem, onde ocorre a separação do lixo orgânico e inorgânico, contribuindo assim para a reedução da poluição ao meio ambiente.

A cada dia nos deparamos com a poluição nas vias urbanas, lixos no chão, e resíduos despachados de forma incorreta. Metade do lixo que é coletado no país, apenas uma pequena parcela é direcionada a locais adequados como aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem .
Fica clara a necessidade da cultura da reeducação ambiental. Cabe ao cidadão reconhecer a responsabilidade com seu meio ambiente e sua saúde, saber que o lixo que ele gera deve ser descartado de forma segura. Calçadas e ruas fazem parte do patrimônio público, ou seja, o patrimônio do moradores locais.
O lixo que você joga no chão não fala, mas fala muito sobre você.

Neste sentido foi registrado na tarde desta quarta-feira, 03, a retirada de um container de lixo localizado em frente a Biblioteca Pública Municipal Francisco Salles pela Secretaria Municipal de Obras para que fosse realizado conserto de uma roda quebrada, o container foi entregue ao responsável legal que tem como responsabilidade a Empresa Engesa que recolhe o lixo no município. Logo após foi registrado a presença de lixo depositado em via urbana e calçadas,conforme foto realizada.

Salientamos a presença de lixeiras nas proximidades do local, bem como um container localizado no final da Rua Coronel Serafim e a cooperação da população Castilhense com a conservação das vias limpas.